12 de out de 2012

Keep calm and...

| |

O cartaz é simples: em um fundo vermelho, uma coroa é estampada sobre a mensagem “keep calm and carry on” (mantenha-se calmo e siga em frente). A imagem virou febre. Estampou cadernos, virou papel de parede de iphones, objetos de decoração, camisetas, canecas e diversos acessórios. Na internet, ganhou algumas versões bem diferentes da normal, de temas bem variados como música, chocolate e amor.

  

Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”.
Na primavera de 1939, época em que a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, o governo inglês decidiu imprimir pôsteres para acalmar a população imersa em territórios tomados pelo conflito. A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do rei George VI, à frente do país na época. Três versões foram enviadas à gráfica. Na primeira, as letras elegantes, a coroa e a frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”.
Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”


Os dois primeiros pôsteres foram distribuídos em setembro do mesmo ano e rapidamente invadiram paredes e janelas de lojas e vagões de trem. A terceira versão é aquela que você já conhece. Mas os ingleses da época da guerra nunca tiveram oportunidade de vê-lo. O cartaz com a frase “Keep calm and carry on” foi guardado para ser exposto apenas em uma situação de crise ou de invasão e acabou não sendo lançado. Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o pôster caiu na boca do povo. Ele estava em um sebo na costa nordeste da Inglaterra no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona da livraria o enquadrou e o pendurou na parede do estabelecimento. O pôster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.                         Agora, imagine que bom seria se você pudesse criar e personalizar seu próprio pôster, com sua frase de motivação e enquadrá-lo para decorar a parede do seu quarto? Pois é, existe um site especializado nisso!


O Keep Calm-o-matic é o site que nos permite usar e abusar da nossa criatividade criando os pôsters. Basta você entrar no site, clicar em create your poster, e ir editando de acordo com as suas preferências, colocando sua frase, cores e símbolos. Depois, você deve colocar seu nome e clicar em generate my poster para salvar.
Eu, por exemplo, já fiz vários para colocar no meu mural e fazer quadrinhos.

Espero que tenham gostado! Até o próximo post :)


PS: O texto com a história do Keep Calm é do site da revista Super interesante.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes, queria agradecer pela sua visita e seu comentário.
- Leia o post antes de comentar.
- Deleto comentários no estilo "Seguindo, segue de volta". Você pode deixar um comentário legal e elaborado e, no final divulgar seu link, que eu visitarei seu blog.
- Deleto comentários com xingamentos e insultos.
- Aceito dicas construtivas.

MyFreeCopyright.com Registered & Protected