25 de mar de 2011

Viajada Georgia: Liverpool

| |

Hoje vamos direto para a cidade dos Beatles, Liverpool! Para começar, nada melhor do que definir Liverpool como um lugar que respira cultura.
Fica localizada no estado de Mereyside no nordeste da Inglaterra com 440 mil habitantes onde a maior parte do ano o clima frio é predominante e acabou se tornando familiar a muitos países do mundo pelo sucesso extraordinário dos Beatles.


Liverpool também é famosa pela beleza de seus museus (onde você pode ver os artistas clássicos como Picasso, Salvador Dali e Matisse ou ver importantes nomes da arte contemporânea como Peter Blake) e edifícios de arquitetura clássica.


Os pontos turísticos, como todos devem saber, se referem única e exclusivamente á vida dos Beatles (você encontra milhares de fãs lá e o bom é que os moradores são bem compreensivos com eles) e a realeza (sim, eles ainda dão muito valor á monarquia).
Liverpool pode ser dividida em três áreas básicas, em termos turísticos. O centro tradicional, como em qualquer outra cidade inglesa, com sua rua de pedestres concentrando o comércio. A seguir a Mathews street e adjacências, onde está o famoso Cavern Club, região que forma a Beatlelandia, e finalmente a região portuária, conhecida como Albert Docks. Vou citar um pouquinho dos três para vocês :)

 
A Catedral Anglicana de Liverpool é a maior da grã bretanha e a quinta mais comprida do mundo.


A Catedral Metropolitana do Cristo Rei ou Catedral Metropolitana de Liverpool é católica e foi construida na década de 1960 com estilo diferente e arrojado.

 
O Albert Dock é um dos principais pontos da cidade, uma visita que não pode ser esquecida por quem vai a Liverpool. É uma área junto ao rio Mersey, inaugurada em 1846 pelo príncipe Albert, consorte da rainha Victoria, e destinava-se a enaltecer a grandeza do porto de Liverpool, seus navios e sua importância como centro comercial para toda a Inglaterra. O local foi totalmente reformado, e diversos prédios foram transformados em museus ou outras atrações. Há diversos barzinhos, cafés, restaurantes, pubs, estúdios de televisão e o Beatles Story. 

 

 O Aeroporto John Lennon também é uma grande atração turística por levar o nome do falecido Beatle.



O Cavern Club foi inaugurado em 1957, e em julho daquele mesmo ano os Quarrymen (primeiro nome da banda de John e Paul) se apresentaram neste local. Mais  tarde, já com o nome de Beatles, foram mais de 250 apresentações neste endereço até serem descobertos por Brian Epstein e se tornarem sucesso. Em pouco tempo o Cavern Club também estava mundialmente famoso. Apesar disto, em 1973 o local fechou e foi demolido. Isto causou tanta comoção que nos anos 80 ele foi reconstruído exatamente no mesmo local e com os mesmo tijolos utilizados em sua construção original, embora tenha ficado um pouco menor. É agora uma das maiores atrações turísticas da cidade, e sempre apresenta shows com as novas bandas de Liverpool.


A torre do Radio City Tower é a construção mais alta da cidade.

Durante a segunda guerra mundial os nazistas queriam a todo custo acabar com o porto de Liverpool, e a cidade foi severamente bombardeada.

A eterna rua Penny Lane! O nome Penny Lane tornou-se símbolo de uma época. Perto deste ponto há um cruzamento de cinco ruas formando uma rótula de trânsito - roundabout, como dizem os Ingleses - muito movimentada, batizada de Penny Lane Roundabout. John e George nasceram perto daqui. Todos os Beatles freqüentavam muito a área. A primeira mulher de John, Cynthia, tinha um apartamento em Penny Lane a trabalhava na loja Woolworth's a uma quadra daqui. Foi a música de Paul, intitulada Penny Lane que tornou esta pequena rua famosa. Durante muito tempo a prefeitura da cidade precisou, quase diariamente, providenciar placas novas para a rua, porque as existentes eram levadas por fãs ansiosos por uma lembrança. Agora as placas de Penny Lane foram abolidas e o nome passou a ser pintado diretamente nas paredes dos prédios da rua. 

 
The Beatles Story é um museu dedicado à banda. Resgata a história dos seus membros, desde o nascimento, através dos Beatles apogeu e através das suas atividades pós-Beatles. 

Bom, faria mais 500 posts falando sobre os pontos turísticos de Liverpool, mas vou deixar só estes, que representam um pouquinho de cada uma das três regiões turísticas de Liverpool :) 

E então, quem quer visitar Liverpool comigo (de verdade agora HAHA) ?

0 comentários:

Postar um comentário

Antes, queria agradecer pela sua visita e seu comentário.
- Leia o post antes de comentar.
- Deleto comentários no estilo "Seguindo, segue de volta". Você pode deixar um comentário legal e elaborado e, no final divulgar seu link, que eu visitarei seu blog.
- Deleto comentários com xingamentos e insultos.
- Aceito dicas construtivas.

MyFreeCopyright.com Registered & Protected